“(...) nós, contemporâneos, enxergamos os antigos com a...

“(...) nós, contemporâneos, enxergamos os antigos com admiração e grandiosidade. Sendo assim, deve-se destacar que, sempre no tempo presente, utilizamos...

UNIOESTE - História - 2019 - Vestibular - 2ª Etapa - Tarde

“(...) nós, contemporâneos, enxergamos os antigos com admiração e grandiosidade. Sendo assim, deve-se destacar que, sempre no tempo presente, utilizamos de conceitos que remetem à Antiguidade para batizar objetos novos, com o intuito de lhes dar grandeza. Por meio de uma construção ideológica de Ocidente, o mais comum neste processo de busca do passado são as reivindicações do passado correspondente à Antiguidade Clássica, com a ideia de pertencimento ou legado da Grécia e Roma Antigas”.

BONFÁ, Douglas Cerdeira. “Antiguidade, identidade e os usos do passado”. In: Revista Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade. Campinas, nº 30, p. 13, jan-dez 2016.

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Maquiavel é um grande exemplo de pensador que rechaçou a valorização da Antiguidade, pois esta não fornecia bons exemplos para serem seguidos em outras épocas.

B) Os estudos clássicos, principalmente durante os séculos XIX e XX, desempenharam um papel central no esforço de legitimação histórica da cultura europeia ocidental.

C) A Antiguidade, a serviço da experiência totalitária italiana na primeira metade do século XX, foi idealizada com um exaustivo apelo ao chamado mito da romanidade.

D) Após o final da segunda grande guerra, o cinema (principalmente nos EUA) teve como uma das principais temáticas o gênero épico, em especial a Roma Antiga.

E) A ideia de império, em essência monárquico e com um poder por vezes centralizado e sacralizado, tem uma longa história que remonta à Antiguidade.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.