A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais. Para remover as sujeiras, muitas vezes, necessitamos fazer uso dos sabões. Esses compostos apre...
A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais. Para remover as sujeiras, muitas vezes, necessitamos fazer uso dos sabões. Esses compostos apresentam cadeias carbônicas longas, com uma parte apolar e outra parte polar. Essa qualidade é fundamental para que a limpeza seja efetiva. Isso porque, durante o processo de limpeza de um objeto gorduroso, utilizando-se sabão e água, as partículas de gordura são envolvidas pelas partes apolares das moléculas do sabão. Este, por sua vez, também é capaz de se unir às moléculas de água (a interação ocorre entre a parte polar do sabão e a água). Veja a figura a seguir de um tipo de sabão:
(Fonte:http://mundodaquimica189.blogspot.com.br/2013/04/por-que-o-sabaolimpa.html - Acesso em jan. 2018.)
Forma-se, então, um sistema água-sabão-gordura denominado micela. Essa estrutura, agora solúvel em água, permite que o enxágue retire a gordura do sistema.
A facilitação da limpeza apresentada no texto ocorre porque no processo
A) a água tem apenas a função de unir-se às moléculas de gordura.
B) as moléculas de sabão, por terem parte da cadeia polar e parte apolar, interagem simultaneamente com a água e com a gordura.
C) a gordura, por ser de natureza polar, não é capaz de ligarse à água, de natureza apolar.
D) a água une-se às moléculas de gordura e essas, por sua vez, ligam-se às moléculas de sabão.
E) as moléculas de água, por serem polares, separam as moléculas de sabão das moléculas de gordura.
{TITLE}