UEG - Literatura - 2019 - Vestibular - Inglês
VERMEER, Johannes. La Latière vers (1660). In. Beaux Arts & hors - série Vermeer et les maîtres de la peinture hollandaise. Paris, 2017. p. 43. Acesso em: 12 mar. 2019.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 15.
Relativamente ao modo como as personagens femininas são vislumbradas e construídas, tanto na pintura de Vermeer quanto no romance de Alencar, tem-se o seguinte:
A) a pintura apresenta um retrato realista de mulher, ao passo que o excerto retrata uma mulher de modo idealizado.
B) a pintura apresenta um retrato idealizado de mulher, ao passo que o excerto retrata uma mulher de modo realista.
C) tanto na pintura quanto no fragmento, há o retrato de mulheres retratadas de modo realístico.
D) tanto o excerto quanto o fragmento revelam traços que entreveem poéticas modernistas.
E) tanto na pintura quanto no fragmento, há o retrato de mulheres idealizadas.
A
B
C
D
E