UFVJM-MG - Conhecimentos Gerais - 2018 - Vestibular - 2º Etapa
A autora Lilia Schwarcz trata da construção do argumento racial após a abolição da escravidão (1888) e o advento da República (1889). Interessa compreender como o argumento racial foi política e historicamente construído nesse momento, assim como o conceito de raça, que além de sua definição biológica acabou recebendo uma interpretação, sobretudo social. [...] É nesse sentido que o tema racial, apesar de suas implicações negativas, se transforma em um novo argumento de sucesso para o estabelecimento das diferenças sociais.
Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: Cientistas, Instituições e Questão Racial no Brasil (1870-1930). SP: Cia das Letras, 1993. p.23-24
Sobre a interpretação social do conceito de raça expresso no fragmento citado, é possível afirmar que:
A) foi incorporada a ideia de hierarquia das raças para justificar as diferenças sociais na sociedade recém-saída da escravidão.
B) embora tenha sido admitida a diferença entre as raças, não se estabeleceu uma hierarquização entre elas.
C) pretendia-se contribuir para a inserção dos negros na dinâmica social, política e econômica da sociedade republicana.
D) a noção de alteridade foi trazida à tona para possibilitar que a sociedade brasileira compreendesse a diversidade racial como elemento positivo.
A
B
C
D
E