A charge abaixo faz referência ao massacre ocorrido em 1996, no município de Eldorado dos Carajás, no estado do Pará, no qual 19 pessoas foram mortas em de...
A) O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, os massacres de Eldorado dos Carajás e Corumbiara, em meados da década de 1990, e as execuções da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005, e da ambientalista Nilce Magalhães, em 2016, entre centenas de outros casos de violência contra lideranças dos movimentos sociais do campo, estão relacionados à expansão do agronegócio.
B) No Brasil ainda há espaço para a concentração fundiária, pois os pequenos produtores (aqueles que possuem menos de dez hectares de terra) ocupam 45% dos estabelecimentos rurais, enquanto os grandes proprietários de terras no país ocupam menos de 3% da área rural.
C) Os assassinatos motivados por conflitos agrários diminuíram pela metade em 2015 e 2016 e os principais fatores para a diminuição dos conflitos são as leis mais rígidas contra as desigualdades rurais e a revitalização dos órgãos governamentais e as novas políticas de Estado voltadas para a democratização das terras.
D) O agronegócio é muito importante para dinamizar a economia brasileira. Os benefícios do agronegócio vão além de uma perspectiva meramente econômica. Uma das principais preocupações dessa atividade agropecuária no Brasil é a de preservação da vegetação nativa. Tanto é verdade que o Cerrado e a Mata Atlântica são os biomas mais preservados do país.
E) A soja é uma das culturas mais benéficas do agronegócio, pois o PIB das regiões onde ela se desenvolve cresce, por isso, aumenta-se o nível de emprego, haja vista ser uma atividade que exige muitas pessoas trabalhando, dinamiza o comércio e os grandes sojeiros realizam parcerias com os pequenos produtores, fortalecendo assim sua produção.
{TITLE}