A charge de Alfredo Storni, reproduzida ao lado, foi publicada originalmente em 1927. A imagem traz as impressões do autor acerca da representação política...
A charge de Alfredo Storni, reproduzida ao lado, foi publicada originalmente em 1927. A imagem traz as impressões do autor acerca da representação política e sua precariedade na Primeira República Brasileira (1889-1930). Tomando a conjuntura da Primeira República no Brasil e a charge de Storni, é correto dizer que o voto:
A) era direto e secreto, portanto, totalmente isento de pressões e manipulações das forças políticas que dominavam cada região do país.
B) era um pressuposto republicano e democrático que rapidamente se consolidou com a ajuda de líderes locais e sua proeminente honestidade política.
C) muitas vezes não estava baseado na escolha soberana do eleitor, mas em um processo de coação ou manipulação organizado por indivíduos que detinham o poder político nas diversas regiões do país.
D) deu ao povo brasileiro um poder de representação, antes ausente, que destruiu as estruturas de dominação locais baseadas no coronelismo.
E) estava legitimado na escolha do eleitor que, no entanto, devido à precariedade dos meios de transporte, precisava de auxílio para chegar aos locais de votação.
{TITLE}