A desagregação dos impérios das sociedades do Antigo Regime, em curso desde fins do século XVIII, acelerou o surgimento de estados independentes nas Améri...
A desagregação dos impérios das sociedades do Antigo Regime, em curso desde fins do século XVIII, acelerou o surgimento de estados independentes nas Américas, em especial no período que vai de 1776 ao fim do primeiro quartel do século XIX. Assumindo a forma ora de repúblicas, ora de monarquias constitucionais modernas, esses novos estados transformaram radicalmente as fronteiras políticas deste lado do Atlântico.
Sobre essa conjuntura histórica, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O Bloqueio Continental e a ocupação da península ibérica por Napoleão foram o principal estopim para o início da rápida desagregação dos dois maiores impérios atlânticos, o espanhol e o português.
B) A independência das 13 colônias inglesas representou a primeira grande quebra no mundo colonial do Antigo Regime, e suas declarações políticas serviram de inspiração para experiências similares entre os colonos hispano-americanos.
C) A vinda de D. João VI para o Brasil livrou o Império português daquele destino comum do seu congênere ibérico. O antigo regime aqui sobreviveria até o final do século XIX, como bem demonstrou a continuação da monarquia e da escravidão.
D) Os quatro principais vice-reinos da América hispânica fragmentaram-se muito rapidamente com a crise da Coroa espanhola. Após um longo período de guerras internas, chegou-se à metade do século com diversos estados soberanos novos.
E) Nem todo o continente escapou do jugo colonial à época. No Caribe, por exemplo, Cuba continuou ligada à Espanha até 1898 e o Domínio do Canadá, criado em 1867, à Confederação das Colônias Britânicas da América do Norte.
{TITLE}