A) explicação – consequência – adversidade. B) adição – conformidade – adversidade. C) adição – consequência – conclusão. D) explicação ?...
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) Américo Vespucio (l. 01) – la sociedad (l. 42) – árbol (l. 51).
B) Nuevo Mundo (l. 02) – la sociedad (l. 42) – árbol (l. 51).
C) Nuevo Mundo (l. 02) – una lengua (l. 42) – árbol (l. 51).
D) Américo Vespucio (l. 01) – una lengua (l. 42) – año (l. 51).
E) Américo Vespucio (l. 01) – la sociedad (l. 42) – año (l. 51).
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) F – F – V – V
B) F – F – V – F
C) V – V – V – F
D) V – V – F – V
E) V – V – F – F
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) Seu objetivo central é apresentar os dados de Universalis Cosmographia para mostrar como as línguas chegaram à América, trazidas pelos colonizadores.
B) Ethnologue Database mostra as línguas faladas no mundo em 2017, assim como as que correm o risco de desaparecer e que são, no total, um terço daquelas.
C) Ethnologue Database mostra as línguas faladas no mundo em 2017, assim como as que correm o risco de desaparecer e que são, no total, um terço daquelas.
D) Há uma preocupação em valorizar o plurilinguismo, salientando-se a importância de que povos originários possam receber educação em sua língua-mãe.
E) Os povos indígenas na Argentina, embora por muito tempo negados como uma etnia que deu origem à população desse país, hoje, assumem sua identidade.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) Carta de manifestação – se trata de um pedido de preservação das línguas indígenas de uma comunidade.
B) Carta do leitor – consiste na resposta de Geney Beltrán Félix a uma matéria veiculada pelo jornal La Nación.
C) Nota de repúdio – foi escrita por Cristina Massineo com vistas a criticar uma medida tomada pelo Ministério de Educação em 2007.
D) Artigo de opinião – é um texto de autoria conjunta de dois estudiosos da linguagem sobre um problema mundial da atualidade.
E) Reportagem – contextualiza uma temática, relacionando-a a dados e exemplos reais, explicados por vozes de autoridade.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) It's best to do something on time, but if you can't, do it late.
B) Strong people don't give up when they face challenges.
C) If you are not young, learning new skills is very difficult.
D) People who go after what they want are more successful.
E) Don't whine and complain if you don't get what you want.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) crianças têm mais sucesso no aprendizado do sotaque da língua estrangeira.
B) a neuroplasticidade do cérebro humano aumenta quando ficamos mais velhos.com o passar dos anos, o cérebro humano torna-se mais capaz de aprender.
C) com o passar dos anos, o cérebro humano torna-se mais capaz de aprender.
D) um falante nativo sempre conhece mais palavras do que um aprendiz adulto.
E) crianças levam vantagem no aprendizado de todos os aspectos de uma língua.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas II e III.
E) I, II, III.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) “put on”.
B) “pass away”.
C) tak off”.
D) “back up”.
E) “driv away”.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A) Defend the idea that adults should enroll in foreign language learning courses.
B) Inform that learning a language in adulthood has positive impact on brain health.
C) Discuss the contributions of neuroscience to the understanding of neuroplasticity.
D) Compare learning a foreign language with learning to play a musical instrument.
E) Alert that Alzheimer´s disease and other forms of dementia have been increasing.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponív l m: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. c sso m: 16 mar. 2018.
A) A professora Magda Soares vem conseguindo êxitos ao longo de toda sua carreira.
B) O advérbio “c rtam nt ”, qu abr o s gundo parágrafo, é uma m nção qu o autor do t xto faz ao que deve ter sido levado em consideração pelo júri para justificar a premiação.
C) Com 85 anos de carreira, essa foi a primeira vez que a professora Magda Soares conquista o cobiçado Prêmio Jabuti.
D) Um dos principais motivos da evasão escolar é a dificuldade do letramento.
E) Não há consenso no Brasil entre o método que deveria ser utilizado para a alfabetização, e essa briga já ocorre há mais de um século.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponív l m: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. c sso m: 16 mar. 2018.
A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponív l m: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. c sso m: 16 mar. 2018.
A) fracasso (l. 10)
B) desafios (l. 11)
C) briga (l. 12)
D) disputas (l. 15)
E) visões restritivas (l. 16)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponív l m: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. c sso m: 16 mar. 2018.
A) propícia – rude
B) favorável – áspero
C) conveniente – improdutivo
D) benéfica – insensível
E) próspera – frio
A) sua massa molar é, aproximadamente, 33 g.mol-1.
B) é uma mistura química entre o átomo de hidrogênio e o átomo de enxofre.
C) é classificado como uma substância inorgânica pertencente à função química denominada ácido.
D) sua fórmula química é H2SO2.
E) sua ligação química é do tipo iônica.
Avalie as afirmações abaixo.
I - “ clara possui água, gordura col st rol.” Isso significa qu a clara é uma mistura homogênea.
II - “Também t m muitas prot ínas qu mudam d forma quando aqu cidas. Elas s d s nrolam deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido branco qu conh c mos.” Essa mudança d comportamento deve-se às forças intermoleculares.
III - “O ovo também t m bolhas d ar para qu o filhot com c a r spirar.” omo o ar atmosférico é composto, aproximadamente, de 20% de gás oxigênio e 80% de gás nitrogênio, os filhotes aproveitam o oxigênio da mistura gasosa para se manterem vivos.
IV - O cozimento dos ovos é um processo endotérmico.
V - Se adiciona o limão na água de cozimento do ovo para deixá-la ácida.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas I.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e III.
D) Apenas I, II, III e V.
E) I, II, III, IV e V.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponível em: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>
A) A professora Magda Soares vem conseguindo êxitos ao longo de toda sua carreira.
B) O advérbio “certamente ”, que abre o segundo parágrafo, é uma menção que o autor do texto faz ao que deve ter sido levado em consideração pelo júri para justificar a premiação.
C) Com 85 anos de carreira, essa foi a primeira vez que a professora Magda Soares conquista o cobiçado Prêmio Jabuti.
D) Um dos principais motivos da evasão escolar é a dificuldade do letramento.
E) Não há consenso no Brasil entre o método que deveria ser utilizado para a alfabetização, e essa briga já ocorre há mais de um século.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponível em: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>
A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponível em: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>
A) fracasso (l. 10)
B) desafios (l. 11)
C) briga (l. 12)
D) disputas (l. 15)
E) visões restritivas (l. 16)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponível em: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>
A) propícia – rude
B) favorável – áspero
C) conveniente – improdutivo
D) benéfica – insensível
E) próspera – frio
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) I, II e III.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>.
A) contraste – explicação – finalidade
B) concessão – conclusão – conformidade
C) contraste – conclusão – finalidade
D) concessão – explicação – finalidade
E) condição – finalidade – conformidade
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>.
Considere as seguintes propostas de alteração de sinais de pontuação no texto.
I - Substituição dos travessões das linhas 10 e 11 por vírgulas.
II - Substituição do ponto final da linha 27 por vírgula, iniciando com letra minúscula a conjunção “Mas” da linha 27.
III - Supressão da vírgula na linha 30.
Quais propostas estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>.
A) a mídia se aproveitou de maneira sensacionalista da imagem debilitada de Hawking.
B) Hawking obteve maior destaque e reconhecimento por sua atuação em áreas não propriamente relacionadas à Física.
C) Hawking era constantemente contestado por seus colegas cientistas.
D) Hawking defendia a utilização irrestrita da inteligência artificial como ferramenta para o desenvolvimento da espécie humana.
E) Hawking era reconhecido não apenas pelo seu legado na Física, mas também pelo seu engajamento em outras causas.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>.
A) a – à – a – à
B) à – a – à – à
C) à – à – a – a
D) a – a – à – a
E) à – a – à – a
A) sua massa molar é, aproximadamente, 33 g.mol-1 .
B) é uma mistura química entre o átomo de hidrogênio e o átomo de enxofre.
C) é classificado como uma substância inorgânica pertencente à função química denominada ácido.
D) sua fórmula química é H2SO2.
E) sua ligação química é do tipo iônica.
A) Apenas I.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e III.
D) Apenas I, II, III e V.
E) I, II, III, IV e V.
{TITLE}