A geometria do incêndio florestal A superfície afetada...

A geometria do incêndio florestal A superfície afetada pela propagação do incêndio tem formas geométricas distintas em função dos fatores que interfe...

Esamc - Matemática - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre

A geometria do incêndio florestal
A superfície afetada pela propagação do incêndio tem formas geométricas distintas em função dos fatores que interferem na propagação do fogo. Nos incêndios em áreas planas, com combustíveis uniformes e contínuos, a propagação tenderá a uma forma circular. Sob a ação do vento, pode transformar-se em elipsoidal.
(“Investigação de Incêndios Florestais”, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Ministério do Meio Ambiente. Página 32.)
Um dos problemas da fiscalização nos combates a focos de incêndios florestais é o tempo necessário para se identificar um foco de incêndio: uma determinada tecnologia detecta o incêndio quando este atinge uma área mínima de 6000 km2
Suponha que um foco de incêndio possua área inicial de 3 km2 e se propague de forma circular, com a medida de seu raio aumentando constantemente à velocidade de 4 km/h. Assim, o tempo mínimo necessário para que essa tecnologia detecte o incêndio está entre:
(Nesta questão, considere π ≈ 3)

A) 9 e 10 horas.

B) 10 e 11 horas.

C) 11 e 12 horas.

D) 12 e 13 horas.

E) 13 e 14 horas.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.