A microbiologia chegou até aquele “lugarzinho” privado...

A microbiologia chegou até aquele “lugarzinho” privado que a gente só gosta de ir na casa da gente: o banheiro. Pesquisadores utilizando a biologia molec...

Instituto Consulplan - Biologia - 2019 - Vestibular - Medicina

A microbiologia chegou até aquele “lugarzinho” privado que a gente só gosta de ir na casa da gente: o banheiro. Pesquisadores utilizando a biologia molecular conseguiram descobrir sobre a biodiversidade das bactérias que habitam as diferentes superfícies do banheiro (na verdade 12 espécies). As superfícies examinadas pelos pesquisadores para a análise biogeográfica foram:


(Disponível em: http://scienceblogs.com.br/meiodecultura/files/2011/12/slide2-620x381.png.)


Os resultados mostram que:
As comunidades de bactérias do chão compreendem a maior diversidade (mas não necessariamente o maior número) de bactérias; Bactérias que habitam a pele humana foram encontradas em maior proporção naquelas superfícies que são rotineiramente e exclusivamente tocadas pelas mãos; As superfícies da cabine (descarga e assento da privada) por sua vez foram caracterizadas por bactérias tipicamente do intestino humano.


Uma conclusão plausível desse experimento, analisando os resultados encontrados e os conhecimentos sobre os micro-organismos bacterianos, pode ser identificada por:

A) Nas maçanetas, torneiras e dispenser de sabão foram encontradas bactérias comuns em pele e intestino.

B) O não lavar as mãos aumenta a chance de contaminação de micro-organismos fecais pelos usuários do banheiro.

C) Na descarga foi encontrado maior número de comunidades bacterianas evidenciando a falta de higienização do lugar.

D) A grande diversidade de bactérias no chão é uma evidência que devemos nos preocupar ao usar os banheiros públicos, e para diminuir a contaminação por estes micro-organismos nesse local devemos usar substâncias como o álcool gel nas mãos.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.