A) O emprego da crase em “Malala luta pelo acesso à escol...

A) O emprego da crase em “Malala luta pelo acesso à escola de meninas” é facultativo. B) A forma verbal “sobreviveu” está no pretérito, indicando u...

EBMSP - Português - 2018 - Prosef - 2019.1 - Medicina - 1ª Fase

Questão

    Malala luta pelo acesso à escola de meninas no Paquistão e sobreviveu a uma tentativa de homicídio por parte de talibãs, em 2012. A jovem foi baleada por militantes em 9 outubro de 2012, no vale de Swat, na província rebelde paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa. O Talibã assumiu a autoria do ataque, alegando em comunicado que Malala foi visada por promover o “secularismo” no país. Depois de receber tratamento médico inicial no Paquistão, Malala foi enviada para o Reino Unido, onde reside atualmente com sua família.
    Antes do atentado, Malala vinha fazendo campanha pelo direito das meninas à educação em Swat, além de ser uma crítica veemente dos extremistas islâmicos. Ela foi elogiada mundo afora por escrever sobre as atrocidades do Talibã num blog da BBC no idioma urdu.
    Malala percorreu um longo caminho desde então, sendo um ícone internacional da resistência, do fortalecimento das mulheres e do direito à educação. Entre as numerosas distinções que recebeu está o prestigioso prêmio de direitos humanos Sakharov, da União Europeia. Ela também foi a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014. Em seu próprio país, no entanto, é desprezada por muitos, que a acusam de ser agente dos EUA, decidida a difamar o Paquistão e o islã.
    Em 2017, Malala foi nomeada Mensageira da Paz pela ONU. Numa cerimônia na sede das Nações Unidas em Nova York, o secretário-geral da ONU, António Guterres, entregou-lhe o grande prêmio, dizendo ter-se sentido inspirado pelo “compromisso inabalável” da jovem com a paz, assim como por sua “determinação em promover um mundo melhor”.
MALALA YOUSAFZAI vem a São Paulo falar sobre direito à educação Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br>. Acesso em: set. 2018.
Tomando como referência os conhecimentos sobre acentuação gráfica, é correto afirmar que os vocábulos,

A) “homicídio” e “prêmio” são acentuados por diferentes razões.

B) “país” e “além”, recebem sinal diacrítico, no primeiro caso, porque o “í” faz hiato com a vogal anterior e forma sílaba com “s”, e, no segundo, porque é oxítona com a terminação "em".

C) “islâmicos” e “ícone”, por serem trissilábicos, levam, respectivamente, acento circunflexo e agudo, devido à pronúncia fechada e aberta que possuem.

D) “está” e “também” pertencem ao grupo das palavras cuja tônica é a última sílaba e todas são assinaladas graficamente.

E) “próprio” e “inabalável” aparecem sinalizados da mesma maneira por se tratar de proparoxítonos.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.