EBMSP - Português - 2018 - Prosef - 2019.1
O corpo é também um registro de uma civilização, pois nele está marcada a cultura de um povo. Sendo assim, a leitura do corpo é, de certa forma, a leitura de uma cultura. As expressões culturais de uma civilização estão registradas no corpo e são percebidas na linguagem oral, no vestuário, na postura do corpo, na aparência, nas marcas de expressões nos rostos, na maquilagem. O corpo possui uma expressividade capaz de comunicar e transmitir nossos pensamentos e sentimentos. Nossas mãos funcionam como complemento de nossas falas, os olhos e as expressões faciais trabalham num sistema em conjunto com nossa mente.
Além disso, o corpo demonstra as mudanças sociais. No período do Império, no Brasil, ter um corpo sem manchas ou queimaduras de sol expressava riqueza, pois a pele branca e lisa estava relacionada à cultura europeia, tida como exemplo de conhecimento e sofisticação a serem seguidos. Às pessoas que trabalhavam nos serviços braçais ou que tinham a pele escura restava a exclusão social. Atualmente, há uma inversão estética, pois, ter um corpo bronzeado e queimado de sol está relacionado à beleza, riqueza e sensualidade.
Como nossos corpos são registros de nossa sociedade, através deles podemos perceber e analisar a quais valores e padrões de beleza a que estão submetidos. Tais padrões são resultados de transformações sociais, políticas e científicas.
CORRÊA, Ainah Franqueiro. O corpo na “Campanha pela Real Beleza” da Dove. Disponível em: < http://www.intercom.org.br>. Acesso em: nov. 2018.
De acordo com o texto, é correto afirmar que o corpo humano
A) representa uma rede de complexidades, embora todas elas sejam passíveis de mudanças, em geral benéficas para a satisfação plena do indivíduo.
B) vem aumentando o interesse por estudos diversos, a fim de resolver definitivamente as preocupações individuais relativas a alimentos, saúde, conforto e bem-estar.
C) é uma eterna busca de compreensão pessoal, objetivando um crescimento projetado em várias direções e uma boa convivência com o grupo do qual faz parte.
D) traz um relato cultural e histórico da pessoa, uma vez que constitui o registro de seus valores, de sua época e, assim, está sempre interagindo com o tempo e a cultura, sendo, pois, mutável.
E) é protagonizado, revelado e criado pela publicidade, quando tem por função transmitir as ideias e o ponto de vista dos anunciantes, estando à disposição do que o mercado publicitário quer vender.
A
B
C
D
E