A) “que ouvia nos berros do capataz”. B) “foi a de aprender a falar o português”. C) “só nela sabia viver”. D) “Ajudou a construí-la”. E...
Texto para a pergunta
Entretanto, a luta mais árdua do negro africano e de seus descendentes brasileiros foi, ainda é, a conquista de um lugar e de um papel de participante legítimo na sociedade nacional. Nela se viu incorporado à força. Ajudou a construí-la e, nesse esforço, se anulou, mas, ao fim, só nela sabia viver, em razão de sua total desafricanização.
A primeira tarefa cultural do negro brasileiro foi a de aprender a falar o português que ouvia nos berros do capataz. Teve de fazê-lo para comunicarse com seus companheiros de desterro, oriundos de diferentes povos. Fazendoo, se reumanizou, começando a sair da condição de bem semovente, mero animal ou força energética para o trabalho. Conseguindo miraculosamente dominar a nova língua, não só a refez, emprestando singularidade ao português do Brasil, mas também possibilitou sua difusão por todo o território, uma vez que nas outras áreas se falava principalmente a língua dos índios, o tupi-guarani.
Darcy Ribeiro, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Adaptado
A) Ao difundirem a língua portuguesa pelo território nacional, contribuíram para a extinção do tupi-guarani.
B) Para que pudessem se integrar à sociedade brasileira, optaram pelo processo de desafricanização.
C) Por pertencerem a diferentes povos, aprender a falar o português facilitou a comunicação entre eles.
D) Ao deixarem as condições precárias em que viviam em seus lugares de origem, conseguiram se reumanizar.
E) Para resistirem à incorporação forçada à sociedade brasileira, procuraram alterar o português do Brasil.
{TITLE}