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A) ser uma via de mão dupla: exerce influência e, ao mesmo tempo, recebe influência. B) estar vinculada às mais corriqueiras ocupações da vida cotidiana e...

Cepros - Português - 2019 - Prova de Medicina-2019.2- 1° DIA

A LINGUAGEM

A linguagem humana é inseparável do homem e segue-o em todos os seus atos. É um instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos. É o instrumento graças ao qual influencia e é influenciado, a base última e mais profunda da sociedade humana. Mas é também um recurso indispensável do homem, seu refúgio nas horas solitárias em que o espírito luta com a existência, e quando o conflito se resolve no monólogo do poeta e na meditação do pensador.

Antes mesmo do primeiro despertar da nossa consciência, as palavras já ressoavam à nossa volta, pronta para envolver os primeiros germes frágeis de nosso pensamento e nos acompanhar inseparavelmente através da vida. Está presente desde as mais humildes ocupações da vida cotidiana, aos momentos mais sublimes e mais íntimos dos quais a vida de todos os dias retira, graças às lembranças encarnadas pela linguagem, força e calor.

A linguagem não é um simples acompanhante do homem, mas um fio profundamente tecido na trama do pensamento e do convívio social; para o indivíduo, ela é o tesouro da memória e a consciência vigilante transmitida de pai para filho.

Para o bem e para o mal, o desenvolvimento da linguagem está tão inexplicavelmente ligado ao da personalidade de cada indivíduo, da terra natal, da nação, da humanidade, da própria vida, que é possível indagar-se se ela não passa de um simples reflexo ou se ela não é tudo isto: a própria fonte de desenvolvimento dessas coisas.

É por isso que a linguagem cativou o homem enquanto objeto de deslumbramento e de descrição, na poesia e na ciência.

Louis Hjelmslev. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975. Adaptado
O Texto 3 tem como objetivo central:

A) desmitificar certas compreensões ingênuas e simplistas sobre as diferenças entre poesia e ciência.

B) informar acerca do automatismo com que as pessoas aprendem a desenvolver seus pensamentos.

C) reiterar a ideia de que as atividades da linguagem dispensam o aprendizado da convivência coletiva.

D) reafirmar o automatismo de cada ação de linguagem, sustentado pelas vias da consciência e da memória

E) ressaltar as múltiplas funções da linguagem na vida individual e social das pessoas.

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