A testosterona, principal hormônio sexual masculino, repr...

A testosterona, principal hormônio sexual masculino, representada pela estrutura I, é classificada como um esteroide anabolizante por estar relacionada ao a...

EBMSP - Química - 2018 - Prosef - 2018.2 - Medicina - 1ª Fase

A testosterona, principal hormônio sexual masculino, representada pela estrutura I, é classificada como um esteroide anabolizante por estar relacionada ao aumento da massa muscular e da densidade e força óssea. Entretanto, o uso inadequado de testosterona sintética por pessoas que querem intensificar o ganho muscular é extremamente perigoso porque níveis elevados desse hormônio, no organismo, podem provocar desequilíbrio no sistema endócrino, o que resulta na atrofia de glândulas, no aumento do risco de doenças cardiovasculares e nas alterações de humor, entre outros efeitos colaterais. A testosterona é sintetizada em várias etapas, a partir do colesterol, composto químico de massa molar 386gmol–1, representado pela estrutura química II.


Com base nas informações do texto e nas estruturas químicas da testosterona e do colesterol, pode-se concluir:

A) A testosterona é um composto químico que apresenta o grupo funcional dos ésteres na cadeia cíclica insaturada.

B) O grupo funcional da classe dos álcoois secundários está presente na estrutura química da testosterona e na estrutura química do colesterol.

C) A parte aberta da cadeia carbônica do colesterol é constituída por seis átomos de carbono e doze átomos de hidrogênio.

D) O percentual, em massa, do grupo hidroxila OH presente em 1,0mol de moléculas de colesterol é de, aproximadamente, 2,3%.

E) O colesterol e a testosterona são substâncias orgânicas de cadeia carbônica heterogênea constituída por anéis aromáticos condensados.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.