A) Uma empresa apropriou-se da obra de Tarsila para associar seu nome e um de seus produtos ao trabalho e ao nome de uma artista conhecida por retratar a brasil...
Observe as imagens a seguir. A primeira reproduz o quadro Auto-retrato (Manteau Rouge), de Tarsila do Amaral (1923); a segunda, a campanha para o lançamento do perfume Rouge, d’O Boticário (2006).
O uso das artes visuais no campo publicitário é uma tendência na linguagem do marketing da sociedade pós-industrial. As afirmações a seguir caracterizam corretamente relações entre comunicação publicitária e artes visuais, à exceção de uma. Assinale-a.
A) Uma empresa apropriou-se da obra de Tarsila para associar seu nome e um de seus produtos ao trabalho e ao nome de uma artista conhecida por retratar a brasilidade em suas obras.
B) O olhar e o gesto do retrato são usados para destacar os aspectos funcionais e as características técnicas do produto, elementos concretos que determinam a escolha do consumidor na sociedade pós-industrial.
C) O jogo intertextual promovido pela releitura da imagem explora a memória cultural para veicular a mensagem publicitária e persuadir os consumidores da excelência e originalidade do produto.
D) A referência ao quadro de Tarsila no anúncio fornece valor agregado ao produto ao identificá-lo com uma artista modernista que representou as vanguardas no Brasil, particularmente em São Paulo, na década de 1920.
E) A arte é utilizada no processo de construção da imagem da marca por comunicar significado e subjetividade, características importantes em um contexto global, no qual os produtos são cada vez mais padronizados.
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