A) “umbilicalmente” (estreitamente) B) “responsabilida...

A) “umbilicalmente” (estreitamente) B) “responsabilidade” (obrigação) C) “cenário” (espetáculo) D) “esforços” (conflitos) E) “onipresen?...

VUNESP - Português - 2018 - Vestibular 2 semestre

Leia o parágrafo inicial do artigo de Washington Araujo, para responder às questão.
    A cultura de massa que temos está umbilicalmente conectada com a pauta apresentada instante a instante em algum dos veículos de comunicação em massa. Nada lhe escapa e, por isso mesmo, enorme é sua responsabilidade na criação da geração-consumo que temos “em nós” e também “diante de nós”. Tendo como cenário as mudanças climáticas, a degradação ambiental e os extremos corrosivos da riqueza e da pobreza, a transformação de uma cultura de consumismo irrestrito para uma cultura de sustentabilidade ganhou força em grande parte graças aos esforços das organizações da sociedade civil e agências governamentais no mundo inteiro. A par com essas forças, e mesmo permeando-as, temos o poder de influência e onipresença da mídia.
(Observatório da imprensa. no 623. http://observatoriodaimprensa.com.br. 04.01.2011)
Opõem-se, no texto, os conceitos de

A) “cultura de massa” e “comunicação em massa”.

B) “mudanças climáticas” e “degradação ambiental”.

C) “geração-consumo” e “sociedade civil”.

D) “cultura de consumismo irrestrito” e “cultura de sustentabilidade”.

E) “agências governamentais” e “onipresença da mídia”.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.