A) V – F – V – F – V B) F – V – F – V – F C)...

A) V – F – V – F – V B) F – V – F – V – F C) V – F – F – F – V D) F – F – F – V – V E) V – F – F – V – V...

UDESC - Literatura - 2019 - Vestibular - Biologia, Matemática, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa

Analise as proposições em relação à obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, ao Texto e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Nas estruturas “para dá-las à morte” (linhas 5 e 6) e “vinham umas sobre outras, à semelhança” (linha 17) o acento indicativo da crase é obrigatório somente na primeira, porque a regência do verbo dar é transitiva direta e indireta.

( ) Da leitura da obra, infere-se que o personagem Brás Cubas, pela posição que ocupa, a de “defunto-autor”, poderá retratar o mundo real e o mundo imaginário, o mundo que existe e o mundo do delírio, pois não precisará responder a questionamentos.

( ) No segmento “sentado entre dois sacos, o da vida e da morte” (linha 5) tem-se a figura de linguagem antítese.

( ) Da leitura do período “se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca” (linhas 11 e 12), percebe-se que o personagem Brás Cubas tinha como meta atingir os objetivos por ele traçados e que, para isso, o tempo era fundamental.

( ) Em “Invenções há, que se transformam ou acabam” (linha 13) o verbo haver está no singular porque é impessoal enquanto a palavra que o precede, invenções, na sintaxe, tem a função de objeto direto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A) F – V – V – F – V

B) V – V – V – F – V

C) F – F – V – V – F

D) V – V – V – F – F

E) F – F – F – V – V

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.