“A vida humana é, essencialmente e não por mera casualid...

“A vida humana é, essencialmente e não por mera casualidade, convivência. Com esta afirmação, põe-se em dúvida o conceito do indivíduo como unidade so...

UNEMAT - Conhecimentos Gerais - 2018 - Vestibular - Segundo Semestre

“A vida humana é, essencialmente e não por mera casualidade, convivência. Com esta afirmação, põe-se em dúvida o conceito do indivíduo como unidade social fundamental. Se o homem, na própria base de sua existência, é para os outros, que são seus semelhantes, e se unicamente por eles é o que é, então a sua definição última não é a de uma indivisibilidade e unicidade primárias mas, outrossim, a de uma participação e comunicação necessária com os outros. Mesmo antes de ser indivíduo o homem é um dos seus semelhantes, relaciona-se com os outros antes de se referir ao eu, é um momento das relações em que vive, antes de poder chegar, finalmente, à autodeterminação.”

Horkheimer, M., & Adorno, T. W. Temas básicos da sociologia A. Cabral trad. São Paulo: Cultrix, 1973, p.47. (Adaptado) 

Ao refletir sobre o conceito de “indivíduo como unidade social fundamental”, o texto apresenta outra definição de homem. Assinale a alternativa que corresponde a essa definição.

A) O indivíduo destaca-se como sujeito alheio à convivência social.

B) O “eu” é uma categoria central e que fundamenta toda e qualquer noção de sociedade.

C) O homem é primeiramente um ser individual e, somente através do convívio, transforma-se em um ser social.

D) O homem se distingue dos demais animais por sua sociabilidade e individualidade.

E) O homem é primeiramente um ser social e, somente a partir da convivência com o outro, isto é, com o seu semelhante, constrói sua individualidade.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.