Analise a reprodução da tela Desembarque de Cabral, obra de Oscar Pereira da Silva, representando a chegada dos portugueses no Brasil e, logo em seguida, lei...
Analise a reprodução da tela Desembarque de Cabral, obra de Oscar Pereira da Silva, representando a chegada dos portugueses no Brasil e, logo em seguida, leia o fragmento da obra Ubirajara, de José de Alencar, para responder à questão.
Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/common/f/f1/Oscar_Pereira_da_Silva_-_Desembarque_...>. Acesso em 9 nov. 2019.
Na “Advertência” do Livro “Ubirajara”, de José de Alencar, encontramos a seguinte afirmação: “Como admitir que bárbaros, quais nos pintaram os indígenas, brutos e canibais, antes feras que homens, fossem suscetíveis desses brios nativos que realçam a dignidade do rei da criação? Os historiadores, cronistas e viajantes da primeira época, senão de todo o período colonial, devem ser lidos à luz de uma crítica severa. É indispensável, sobretudo, escoimar os fatos comprovados, das fábulas a que serviam de mote, e das apreciações a que os sujeitavam espíritos acanhados, por demais imbuídos de uma intolerância ríspida.”A) Reforça a afirmação feita pelo narrador de “Ubirajara”, ao dizer que os primeiros cronistas do Descobrimento do Brasil retrataram os índios brasileiros como um povo totalmente bárbaro.
B) O estereótipo do índio brasileiro, combatido pelo narrador de Alencar, começou a se estabelecer a partir desse primeiro encontro.
C) O espanto e a curiosidade causados pelo primeiro encontro mostram-se recíprocos, já que se trata de um grande choque de culturas.
D) A chegada do colonizador com objetivos de expansão do império português e do catolicismo prenunciava uma relação absolutamente pacífica.
{TITLE}