As células do nó sinoatrial (SA), localizadas na parte su...

As células do nó sinoatrial (SA), localizadas na parte superior da parede do átrio direito, recebem eferência direta do sistema nervoso autonômico. Essa r...

COMVEST - UNICAMP - Biologia - 2020 - Vestibular - Ciências Biológicas e Saúde

As células do nó sinoatrial (SA), localizadas na parte superior da parede do átrio direito, recebem eferência direta do sistema nervoso autonômico. Essa relação é importante para regular a frequência dos potenciais de ação gerados pelo nó SA e, como consequência, modificar a frequência cardíaca. Considerando seus conhecimentos de fisiologia humana e as informações fornecidas, assinale a alternativa correta.

A) Os neurônios simpáticos liberam noradrenalina, que se liga aos receptores beta adrenérgicos nas células do nó SA e aumenta a frequência cardíaca.

B) Os neurônios simpáticos liberam acetilcolina, que se liga aos receptores muscarínicos nas células do nó SA e reduz a frequência cardíaca.

C) Os neurônios parassimpáticos liberam noradrenalina, que se liga aos receptores beta adrenérgicos nas células do nó SA e reduz a frequência cardíaca.

D) Os neurônios parassimpáticos liberam acetilcolina, que se liga aos receptores muscarínicos nas células do nó SA e aumenta a frequência cardíaca.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.