Atente para as informações:Chega de saudade A realidade é que sem ela não há paz Não há beleza É só tristeza e a melancolia Que não sai de mim, não...
Atente para as informações:
Chega de saudade
A realidade é que sem ela não há paz
Não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai
Mas se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei
Na sua boca
(Trecho da música Chega de Saudade, composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, gravada por João Gilberto em seu primeiro compacto, lançado em 1958.
Foi tudo tão intenso no Brasil daqueles 365 dias que o livro feito para contar essa história ganhou o seguinte título: “Feliz 1958 – O ano que não devia terminar”. E não terminou. O livro do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, best-seller no final da década de 1990, inspira a comédia musical “1958 – A Bossa do Mundo é Nossa!”, [...] Em 1958, João Gilberto lançou o compacto de “Chega de saudade” [...] [e] as obras da nova capital do país avançaram com rapidez no planalto central [...].
(1958 - A Bossa do Mundo é nossa.
Disponível em: http://teatroemmovimento.art.br/espetaculo/ 1958-a-bossa-do-mundo-e-nossa/. Acesso em: 14 ago. 2018, às 11h00.
O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga
Estreita e torta
E no joelho uma criança
Sorridente, feia e morta
Estende a mão (Trecho da música Tropicália, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, presente no álbum Tropicália.)
O universo musical brasileiro estava saindo dos embalos da bossa nova, quando mergulhou num movimento cultural contestador e vanguardista, em plena década de 60, a Tropicália ou Tropicalismo. [...] Embora prestes a enfrentar um regime endurecido, após um golpe dentro do golpe, realizado em 1968 pela ala mais conservadora do Exército, através da promulgação do Ato Institucional número 5, o famoso AI-5, a geração dos Centros Populares de Cultura, da Arena, dos movimentos estudantis, continuava a pleno vapor no exercício de uma energia criativa que parecia inesgotável.
(SANTANA, Ana Lucia. Tropicália e Tropicalismo.
Disponível em: https://www.infoescola.com/movimentos-culturais/tropicalia-tropicalismo/.
Acesso em: 14 ago. 2018, às 11h30.)
Se no ano de 1958 o Brasil vivia uma euforia, tendo a Seleção Brasileira de Futebol, inclusive, conquistado seu primeiro título mundial na Suécia, dez anos depois a situação era bem diferente.
De acordo com as informações e tomando por base os contextos apresentados, assinale a alternativa que mais bem representa o surgimento destes movimentos culturais em cada uma das épocas.
A) A Bossa Nova surgiu em meio à euforia provocada, entre outros fatores, pelo sucesso do projeto desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitscheck, por isto não apresenta um conteúdo crítico em seu início, ao contrário da Tropicália, surgida no auge da repressão política e ideológica do regime militar.
B) Apesar de separados por uma década, os dois movimentos apresentam um conteúdo de críticas à situação política e econômica de sua época, caracterizadas por graves crises institucionais e pelo aumento da dependência em relação aos capitais estrangeiros
C) Ao contrário da Bossa Nova, movimento iniciado por membros da elite econômica e intelectual dos anos 1950, a Tropicália, desde seu início, apresentou um caráter fundamentalmente popular, sendo grande representante dos movimentos sociais de oposição ao regime militar.
D) Tanto a Bossa Nova como a Tropicália representam o clima de euforia vigente no Brasil de sua época, uma vez que, a partir do governo de Juscelino Kubitscheck, a industrialização do país se efetivou, atingindo seu auge nos governos militares.
E) Uma das diferenças fundamentais entre os dois movimentos culturais pode ser encontrada no nível de suas críticas ao governo vigente em sua época. Enquanto a Bossa Nova procurava disfarçar seu descontentamento por meio de metáforas, a Tropicália fazia críticas explícitas.
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