Cartaz da exposição para a conscientização contra o assédio sexual na Índia. Crédito: Jasmeen Patheja/Commons. A artista e ativista Jasmeen Patheja...
A) a divisão crescente entre pessoas nascidas no campo e na cidade. Por ser um país majoritariamente urbano, na Índia se estabeleceu uma crescente onda de preconceitos contra a população rural.
B) a disparidade racial. A Índia abriga uma grande população afrodescendente, que sofre sistematicamente com o preconceito e a violência.
C) o sistema de castas. Criado há mais de dois milênios, divide rigidamente a sociedade indiana em grupos cujo papel social é determinado pela linhagem cultural.
D) a luta de classes. Desde a primeira década do século XX, a Índia iniciou um rápido processo de industrialização que levou a crescentes conflitos entre operários e donos de fábrica, dos quais os episódios de violência sexual são uma mera manifestação colateral.
E) o modelo colonial. Sob domínio direto da Inglaterra desde o século XVIII, a Índia é um país mantido em situação econômica periférica pelos colonizadores, que usufruem de enormes privilégios sociais.
{TITLE}