Cientistas descobriram que a cloração da água para desinfecção produz compostos halogenados secundários, como triclorometano e tribromometano, apresentad...
Cientistas descobriram que a cloração da água para desinfecção produz compostos halogenados secundários, como triclorometano e tribromometano, apresentados na tabela, dentre outras substâncias químicas halogenadas classificadas como carcinogênicas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde, OMS, é reduzir a quantidade do cloro adicionada à água e monitorar a concentração dos compostos halogenados para que estejam dentro dos limites estabelecidos.
Com base nas informações e nos dados fornecidos na tabela associados aos conhecimentos sobre a relação entre as estruturas e propriedades dos compostos moleculares, é correto afirmar:
A) A ruptura das interações intermoleculares no tribromometano é mais difícil do que no triclorometano, a mesma temperatura e pressão.
B) A estrutura piramidal da molécula CHBr3 justifica a maior temperatura de fusão do tribromometano em relação à do triclorometano.
C) O sistema químico formado pela mistura entre 1,5.10-2mol de moléculas do triclorometano e 400,0mL de água destilada é heterogêneo, a 20°C.
D) O processo de decantação é o mais indicado para separar os componentes de uma mistura formada pelo triclorometano e o tribromometano.
E) A dissolução do CHBr3 em água líquida implica a formação de ligações dipolo – dipolo instantâneo, entre as moléculas do solvente e do soluto.
{TITLE}