UDESC - Biologia - 2018 - Vestibular - Matemática \ Biologia \ Inglês \ Português - manhã
Com o objetivo de desenvolver um trabalho interdisciplinar, os professores de Biologia e de Português fizeram a seguinte proposta aos alunos: descrever um animal imaginário, baseando-se em diversas características vistas nas aulas de Zoologia, para utilizá-lo na criação de uma lenda.
As descrições de três alunos tiveram destaque por possuírem características semelhantes aos animais presentes na natureza, conforme mostra o Quadro 2.
QUADRO 2
Joana: O meu animal possui alta capacidade de voo, um sistema respiratório baseado em tubos que possibilitam a troca gasosa diretamente entre o ar atmosférico e todas as células corporais e uma forte armadura que serve de esqueleto.
Paulo: Animal marinho e carnívoro com esqueleto interno que tem um sistema que atua na locomoção, na respiração e na captura de alimentos.
Marcelo: Animal com hábitos noturnos, voa, pode transmitir a raiva e orienta-se por um sistema de ecolocalização.
Assinale a alternativa que apresenta os animais encontrados na natureza, que possuem as mesmas características descritas por Joana, Paulo e Marcelo, no Quadro 2, respectivamente.
A) inseto, equinoderma e mamífero
B) tunicado, molusco e inseto
C) ave, equinoderma e inseto
D) ave, poliqueta e agnato
E) mamífero, molusco e ave
A
B
C
D
E