Compra sem surpresas Regrinhas básicas para comprar um ca...

Compra sem surpresas Regrinhas básicas para comprar um carro usado – sem a ajuda do mecânico 1. Peça o manual e verifique a realização das revisões pr...

INEP - Português - 2018 - Exame - Linguagens e Ciências Humanas - Ensino Médio - PPL

Compra sem surpresas Regrinhas básicas para comprar um carro usado – sem a ajuda do mecânico 1. Peça o manual e verifique a realização das revisões programadas. Carro com a última revisão feita próxima à quilometragem atual é sinal de veículo bem cuidado. Compare a diferença entre as revisões: se no manual a última foi aos 30 000 quilômetros e o carro está com 100 000 quilômetros rodados, esse é um indício de que depois do término da garantia a manutenção foi deixada de lado. 2. Sempre dirija o carro antes de fechar negócio. Procure dirigi-lo em várias condições e avalie o veículo, ainda que sem nenhum conhecimento técnico. Preste atenção em barulhos estranhos no motor e na suspensão. 3. Certifique-se de que todos os documentos estão em ordem. Verifique se o número do chassi bate com o impresso no documento e se a placa traseira está com lacre. Consulte o número do Renavam na internet para saber se há multas ou restrições e pendências legais. 4. Se estiver em dúvida entre modelos diferentes, consulte o preço do seguro de cada um deles antes de fechar negócio.O valor do seguro pode variar muito de um carro para outro, ainda que eles sejam da mesma categoria, como compacto ou luxo, por exemplo. Veja, 25 mar. 2009 (adaptado).
O texto apresenta regras básicas para serem aplicadas por compradores de carros usados, revelando uma finalidade instrucional, para a qual são usados alguns argumentos. Dessa forma, para convencer o leitor, na exposição das regras, aparecem

A) palavras próprias da linguagem técnica, para verificar o nível de conhecimento dos futuros compradores

B) nomes pertencentes à área econômica, para ressaltar a necessidade de o cliente não ser enganado.

C) termos da linguagem popular, para informar sobre a necessidade de obedecer fielmente às regras apresentadas.

D) construções típicas da linguagem apelativa, para influenciar o comportamento do futuro comprador.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.