Considere os fragmentos que se seguem, de Gonçalves Dias: TEXTO II-JUCA-PIRAMANo meio das tabas de amenos verdores,Cercadas de troncos — cobertos de flores,...
Considere os fragmentos que se seguem, de Gonçalves Dias:
TEXTO I
I-JUCA-PIRAMA
No meio das tabas de amenos verdores,
Cercadas de troncos — cobertos de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação;
São muitos seus filhos, nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra, que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
[...]
TEXTO II
CANÇÃO DO TAMOIO
[...]
O forte, o cobarde
Seus feitos inveja
De o ver na peleja
Garboso e feroz;
E os tímidos velhos
Nos graves concelhos,
Curvadas as frontes,
Escutam-lhe a voz!
[...]
Sobre os poemas “I-Juca Pirama” e “Canção do Tamoio”, assinale a ÚNICA afirmativa verdadeira.
A) O índio representado em “I Juca-Pirama” pode ser considerado a perfeita representação de atributos e virtudes da cultura branca, de que o seu autor é tributário.
B) Em “Canção do Tamoio”, notam-se aspectos de identificação etnológica com índios brasileiros de tempos e espaços geográficos ilimitados.
C) O conteúdo das composições enfatiza valores e qualidades simbólicos do índio, próprios ao objetivo de heroicização do orgulho nacional nascente dos oitocentos.
D) A expressão poética das composições fundamenta-se nas convenções da lírica ocidental dos poemas de amor.
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