De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do i...

De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, a Bahia...

EBMSP - História e Geografia de Estados e Municípios - 2018 - Prosef - 2019.1

De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, a Bahia se abre num verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar toda a sua graça e poesia. Terra dos orixás, patuás e babalorixás e também do culto a Todos os Santos, a Bahia reúne em si mesma todos os ritos e mitos.
VIAGEM por um mundo chamado Bahia. viver Bahia. Salvador: ADAServiços Gráficos, a. 5, n. 16, 2011, p. 14.
A análise do texto e os conhecimentos sobre a Bahia permitem afirmar:

A) Salvador foi rota natural da navegação mundial no século XIX porque seu litoral é bastante recortado o que favorece a organização de portos naturais.

B) O relevo mais acidentado do Estado está localizado na porção oriental e foi formado no quaternário, não apresentando escudos cristalinos.

C) A Costa do Descobrimento, tombada pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial, destaca-se pela beleza, pelas enseadas, pelas falésias, pelo IDH 1 e por ser a região mais populosa do Estado.

D) O litoral baiano é o maior do Brasil; as paisagens são diversificadas e o aspecto retilíneo do Litoral Norte é substituído, a partir da Baía de Todos os Santos, em direção ao sul, por ilhas, baías e cabos.

E) O clima baiano é, predominantemente, tropical típico; as chuvas são concentradas na primavera, o índice pluviométrico anual é superior a 2000mm, e as mais altas amplitudes térmicas ocorrem na porção setentrional.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.