Descreve a vida escolásticaMancebo sem dinheiro, bom barret...

Descreve a vida escolásticaMancebo sem dinheiro, bom barrete, Medíocre o vestido, bom sapato, Meias velhas, calção de esfola-gato, Cabelo penteado, bom tope...

COPS-UEL - Português - 2018 - Provas: Vestibular - 2º Fase Vestibular - Espanhol

Descreve a vida escolástica


Mancebo sem dinheiro, bom barrete,

Medíocre o vestido, bom sapato,

Meias velhas, calção de esfola-gato,

Cabelo penteado, bom topete.


Presumir de dançar, cantar falsete,

Jogo de fidalguia, bom barato,

Tirar falsídia ao moço do seu trato,

Furtar a carne à ama, que promete;


A putinha aldeã achada em feira,

Eterno murmurar de alheias famas,

Soneto infame, sátira elegante;


Cartinhas de trocado para a freira,

Comer boi, ser Quixote com as damas,

Pouco estudo: isto é ser estudante.


WISNIK, J. M. (Org.). Poemas escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 173. 

Acerca do poema, assinale a alternativa correta.

A) Os versos são decassílabos nas duas primeiras estrofes; nas duas últimas, são livres, para ilustrar a inconstância no Barroco.

B) O esquema rímico ABBA é utilizado nas duas primeiras estrofes; os tercetos são desprovidos de rimas.

C) A modalidade satírica a que pertence o soneto é acompanhada de métrica irregular em sintonia com os desregramentos focalizados.

D) O sujeito lírico adere à expressão de sentimentos conflituosos manifestos pela figura do estudante.

E) O destaque atribuído às mulheres representa o papel significativo das questões amorosas no cotidiano retratado do estudante.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.