Em 23 de junho de 2016 os eleitores no Reino Unido votaram majoritariamente em um referendo para deixar a União Europeia (UE), o chamado Brexit — que é uma...
A) Entre os argumentos utilizados pelos defensores do Brexit durante a campanha que antecedeu o referendo, teve forte repercussão os supostos riscos do fenômeno da imigração e um discurso nacionalista.
B) Entre as diversas dificuldades encontradas na negociação para a saída da União Europeia, destaca-se o fato de o Reino Unido atualmente fazer parte da zona monetária única do bloco, ao adotar o Euro como moeda.
C) O processo de negociação encontra dificuldades em avançar porque o resultado do referendo que aprovou a saída da União Europeia foi vencedor em apenas três dos quatro países que compõem o Reino Unido: Inglaterra, Escócia e País de Gales. No outro país onde houve a consulta — a Irlanda do Norte —, a maioria da população foi contra e por isso a saída da União Europeia representa, também, a saída desse país do Reino Unido.
D) A intensa integração que caracteriza o atual sistema financeiro mundial fez com que a crise financeira de 2008 impactasse fortemente os países membros da União Europeia com economia mais frágil, como o Reino Unido e a Grécia, dificultando a continuidade desses países no bloco.
E) Após a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido teve um papel protagonista e fez parte do primeiro conjunto de países que fundaram a Comunidade Econômica Europeia (CEE), que posteriormente avançaria para a instituição da União Europeia.
{TITLE}