Em fins do século XIX, as principais potências capitalist...

Em fins do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seus domínios sobre vastas regiões do globo, dividindo entre si boa parte dos cont...

PUC - RJ - História - 2019 - Vestibular - Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas - 1º Dia - Tarde - Grupo 5

Em fins do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seus domínios sobre vastas regiões do globo, dividindo entre si boa parte dos continentes africano e asiático e das ilhas do Pacífico. A busca por novos mercados, investimentos e fontes de matéria prima, foi acompanhada por dominações políticas e ações militares devastadoras, sempre que entendidas como necessárias. Rapidamente, a cultura, os valores e as instituições do Ocidente invadiram o cotidiano das populações coloniais de diferentes regiões do globo, quer elas quisessem ou não. Sobre o expansionismo imperialista, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Eram consideradas grandes potências na Europa, à época, a Inglaterra, a França (as principais) e a Alemanha (potência emergente) e, fora da Europa, para além do poderoso Império Russo, eram já vistos como emergentes os Estados Unidos e o Japão.

B) As principais áreas de influência das potências imperialistas localizaram-se na Ásia, no Oriente Médio e na África. Japão e Estados Unidos tiveram a sua expansão restrita, o primeiro à Ásia e o segundo ao Oriente Médio.

C) Visões eurocêntricas, a partir das ideias de superioridade racial e da sempre presente intolerância religiosa, acompanharam e justificaram a violência da expansão das potências imperialistas de fins do século XIX – as duas guerras dos Bôeres (1880-81 e 1889-1902) foram trágicos exemplos dessa dominação.

D) Acreditava-se que os povos colonizados, rotulados de “pouco desenvolvidos” ou “em estado de barbárie”, deveriam mirar-se nas grandes potências e seus valores para trilharem o caminho do “Progresso” e da “Civilização”.

E) Os governantes das potências viam um “sentido de missão” nas práticas de dominação implementadas. Cabia-lhes “civilizar”, “cristianizar” e até mesmo “branquear”, pela via da imigração, as populações de suas áreas de influência (colônias ou não).

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.