Esamc - Conhecimentos Gerais - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre
Em março de 2019, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira sagrou-se campeão do carnaval carioca com o samba enredo “História para Ninar Gente Grande”. Leia o fragmento extraído da obra:
Brasil, o teu nome é Dandara E a tua cara é de cariri Não veio do céu Nem das mãos de Isabel A liberdade é um dragão no mar de Aracati Salve os caboclos de julho Quem foi de aço nos anos de chumbo Brasil, chegou a vez De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês. rasil, o teu nome é Dandara
E a tua cara é de cariri
Não veio do céu
Nem das mãos de Isabel
A liberdade é um dragão no mar de Aracati
Salve os caboclos de julho
Quem foi de aço nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês.
(Samba enredo da G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira/RJ. Disponível em: https://www.letras.mus.br/mangueira-rj/samba-enredo-2019- historias-para-ninar-gente-grande. Acesso em: 10 mar. 2019, às 10h15)
O samba critica a noção de “história oficial”, contada pelos vencedores ao custo da vida de diversos heróis e heroínas quase anônimos, e tenta resgatar essas memórias, como é o caso da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, enquanto liderava uma comissão que investigava milícias no Rio de Janeiro. Sobre a recuperação da memória desses heróis, é correto o que se afirma em: “
A) Brasil, o teu nome é Dandara”, alude à quase mítica heroína do Quilombo de Palmares, Dandara, guerreira que lutou contra o domínio português de igual pra igual com outros homens, juntamente com seu marido, Zumbi.
B) “Dragão no mar de Aracati”, alude ao líder jangadeiro Francisco José do Nascimento, apelidado de “Dragão do Mar”. Cearense, lutou pela abolição em sua província, última a abolir a escravidão em 1889.
C) “Salve os caboclos de julho”, alude à guerra de independência da Bahia. O caboclo e a cabocla representam o povo português que lutou contra os baianos durante a independência do Brasil.
D) “Mahins” alude à Luísa Mahin, mulher negra e escravizada que participou durante o período regencial de diversos levantes na Bahia, como a revolta dos Malês e a Balaiada.
E) “Malês” alude aos povos malês, árabes escravizados da África Ocidental, que mantiveram no Brasil sua religiosidade islâmica. Revoltaram-se em Salvador contra todo o sistema escravocrata.
A
B
C
D
E