Existem dois isótopos estáveis de nitrogênio, 14N e 15N,...

Existem dois isótopos estáveis de nitrogênio, 14N e 15N, que diferem pelo número de nêutrons (7 e 8 respectivamente). O isótopo 14N é o mais abundante,...

PUC - RS - Química - 2018 - Vestibular - Segundo Dia

Existem dois isótopos estáveis de nitrogênio, 14N e 15N, que diferem pelo número de nêutrons (7 e 8 respectivamente). O isótopo 14N é o mais abundante, representando 99,6% do nitrogênio presente na Terra. As proporções relativas 15N/14N, entretanto, variam nos organismos vivos e são utilizadas para análise de ecologia trófica, pois a razão 15N/14N reflete as fontes alimentares e a posição trófica relativa de um organismo. De forma aproximada, os organismos produtores apresentam os menores valores da razão 15N/14N, ocorrendo um aumento gradativo de 3‰ na razão15N/14N a cada nível trófico adicional (consumidores primários, secundários e terciários). A figura abaixo representa a variação da razão 15N/14N (x 1000) em função do comprimento total (cm) de Lycengraulis grossidens, peixe conhecido como manjuba ou manjubão, espécie frequente no litoral brasileiro.

Com base nas informações do texto e na figura, considere as afirmativas:
I. Ao longo do crescimento, entre 5 e 10 cm de comprimento (fase A), a manjuba incorpora gradativamente mais alimentos de níveis tróficos superiores. II. Animais maiores (fase B) apresentam estabilidade na razão 15N/14N, sugerindo constância de dieta alimentar. III. Animais maiores (fase B) alimentam-se de uma quantidade maior de consumidores e/ou de consumidores de maior ordem, em comparação aos animais menores (fase A).
Está/Estão corretas(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e III.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.