UNEB - Português - 2018 - Vestibular - Português/Inglês/Ciências humanas
“Foi assim que o temporal, o vento uivando, as águas encrespadas, os alcançou em viagem. (...) Ninguém sabe como Quincas se pôs de pé, encostado à vela menor. (...) Mulheres e homens se seguravam às cordas, agarravam às bordas do saveiro... e a figura de Quincas, de pé, cercado pela tempestade, impassível e majestoso, o velho marinheiro. (...) Foi quando cinco raios sucederam-se no céu, a trovoada reboou num barulho de fim de mundo, uma onda sem tamanho levantou o saveiro. (...) ...à luz dos raios, viram Quincas atirar-se e ouviram sua frase derradeira.” (p.101- 102) AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro d’Água. Rio de Janeiro: Record, 42 ed., 1980.
A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado, enquadra-se num estilo bastante desenvolvido na América Latina chamado Realismo Mágico. O trecho destacado ilustra bem esse estilo porque apresenta
A) linguagem coloquial, próxima do falar do povo, articulada em orações coordenadas e semanticamente fluida.
B) sensorialismo e figuras de linguagem, o que remete à predominância de um estilo cheio de conotação.
C) sentimentalismo e racionalismo em estado de equilíbrio, rompido pela ação impensada de Quincas.
D) detalhes sobre a atitude das personagens, inclusive de Quincas, tornando verossímil a ideia de valorização de sua morte memorável sobre as outras duas: a física e a moral.
E) determinismo como explicação para o comportamento das personagens que se encontravam em eminente situação de perigo.
A
B
C
D
E