Gentrificação. Vem de gentry, uma expressão inglesa que designa pessoas ricas, ligadas à nobreza. O termo surgiu nos anos 60 em Londres, quando vários gen...
A) Demandas sociais específicas, como a construção de postos de saúde e a edificação de escolas públicas em bairros periféricos, podem ser apontadas como desencadeadoras do processo de gentrificação nas cidades brasileiras.
B) O processo de gentrificação, ao proporcionar a ocupação de espaços públicos da cidade que não cumprem sua função social, a exemplo dos terrenos baldios, intensifica a especulação imobiliária e a desigualdade socioespacial.
C) O projeto de revitalização urbana no qual a gentrificação encontra-se ancorada é financiado com recursos públicos ou através de concessões públicas, mas motivado por interesse privado.
D) A gentrificação como processo de construção e reelaboração de parcelas do espaço urbano revela a dimensão imaterial da cidade, apontando como e por que seus espaços se tornam afetivamente insubstituíveis e desprovidos de conflitos, dissensos e alteridade.
E) Num contexto em que a vida transcorre de forma acelerada, o processo de gentrificação, ao possibilitar que parcelas específicas da grande cidade sejam melhor equipadas, devolve aos seus moradores a urbanidade indispensável na convivência com o próximo.
{TITLE}