Grilagem de terras A expressão “grilagem de terras” surgiu de uma prática antiga para dar uma aparência envelhecida a papéis. Os documentos forjados, q...
Grilagem de terras A expressão “grilagem de terras” surgiu de uma prática antiga para dar uma aparência envelhecida a papéis. Os documentos forjados, que indicavam falsamente a posse das terras, eram colocados em uma caixa com grilos. Em pouco tempo, a ação dos insetos dava ao papel uma aparência envelhecida. A grilagem de terras pode ser entendida como toda ação ilegal que objetiva a transferência de terras públicas para o patrimônio de terceiros. Atualmente, a prática conta com as falhas nos sistemas brasileiros de controle de terras. Uma dessas falhas é a falta de um sistema único de registro de imóveis. Com o cruzamento de diferentes registros, a fraude ganha a aparência legal. (Adaptado de
https://www.oxfam.org.br/sites/default/files/arquivos/relatorio-terrenos_desigual dade-brasil.pdf.)
Segundo o texto,
A) é possível “envelhecer” artificialmente documentos falsos por meio da ação de diferentes tipos de insetos colocados em uma caixa com eles.
B) o termo “grilagem” se refere a ações legítimas que visam à apropriação privada de terras públicas com o objetivo de bem explorá-las e torná-las produtivas.
C) recorrendo a diferentes tipos de registros, os grileiros atuais tentam dar uma aparência legal ao crime que cometem.
D) a prática de grilagem é hoje inibida, em muito, devido à maior eficiência dos sistemas de fiscalização e controle de terras no Brasil.
{TITLE}