I. 2NH4+ (aq) + 3O2(g) → 4H+(aq) + 2NO2– (aq) + 2H2O(??...

I. 2NH4+ (aq) + 3O2(g) → 4H+(aq) + 2NO2– (aq) + 2H2O(ℓ) II. 2NO2– (aq) + O2(g) → 2NO3– (aq) O tratamento biológico de efluentes e de resíduos do...

EBMSP - Química - 2018 - Prosef - 2018.2 - Medicina - 1ª Fase

I. 2NH4+ (aq) + 3O2(g) → 4H+(aq) + 2NO2 (aq) + 2H2O(ℓ) II. 2NO2 (aq) + O2(g) → 2NO3 (aq)
O tratamento biológico de efluentes e de resíduos dos esgotos, após a biodegradação de compostos orgânicos, inclui a nitrificação – conversão de íons amônio, NH4+ (aq), em nitrito, NO2 (aq), e, posteriormente, em nitrato, NO3 (aq) – por ação microbiana, conforme as etapas representadas, de maneira simplificada, pelas equações químicas I e II.
Considerando-se essas informações associadas às estruturas e propriedades dos íons envolvidos nas reações químicas representadas nas equações I e II, é correto afirmar:

A) A oxidação de 0,5mol de íons amônio, NH4+ (aq), leva à formação de 62,0g de íons nitrato, NO3 (aq).

B) O átomo de nitrogênio no íon amônio recebe elétrons do átomo de oxigênio do O2(g) para formação do íon nitrito, NO2 (aq).

C) A forma geométrica do íon nitrato, NO3 , é trigonal plana devido à inexistência de pares não ligantes sobre o átomo central.

D) O estado de oxidação do nitrogênio nos íons nitrito, NO2 (aq), intermediário para a formação dos íons nitrato, é igual a +4 .

E) A conversão de cátions amônio em íons nitrito e, posteriormente, em íons nitrato é possível devido à ação de bactérias anaeróbias.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.