Lançado em 1945 no Brasil, o desenho animado “Você já foi na Bahia?” promovia um encontro inusitado entre Pato Donald e Zé Carioca. Longe de ser um mer...
A) Oswald de Andrade, no Manifesto Antropofágico, definiu o rumo da cultura modernista brasileira como de oposição à influência das vanguardas culturais europeias na arte brasileira, proposta que só seria abandonada a partir do apoio de Vargas aos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
B) nos anos 1970, movimentos de protesto negros estadunidenses como o Black Power e os Panteras Negras influenciaram o surgimento do funk brasileiro a partir de nomes como Tony Tornado, Tim Maia e a Banda Black Rio.
C) ao filmar clássicos do cinema brasileiro como “Terra em transe”, e “Deus e o diabo na terra do sol”, Glauber Rocha definiu uma corrente cinematográfica conhecida como Cinema Novo, de forte influência hollywoodiana e com financiamento estadunidense.
D) a Bossa Nova, a partir de seu envolvimento com o jazz estadunidense, evitou contatos culturais com movimentos considerados de menor valor, como a tropicália e o seu brasileirismo exacerbado, o que afastou dois dos baianos mais relevantes para a cultura nacional, João Gilberto e Caetano Veloso.
E) o arrocha brasileiro, associado a nomes como Pablo do Arrocha, Tayrone e Léo Magalhães, retoma a tradição do samba exaltação, com um nacionalismo marcante, e que teve em Ary Barroso e na música Aquarela do Brasil um símbolo importante durante o Estado Novo varguista.
{TITLE}