Leia: A história de toda sociedade até hoje é a história de lutas de classes. Homens livres e escravos, patrícios e plebeus, barão e servo, mestres e com...
Leia:
A história de toda sociedade até hoje é a história de lutas de classes. Homens livres e escravos, patrícios e plebeus, barão e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre ou com uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou com o declínio comum das classes em luta.
(ENGELS, Friedrich e MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. Publicado originalmente em 1848. RJ: Vozes, 1990, p. 66.)
De acordo com o fragmento:
A) apesar da mudança na denominação, as classes sociais dominada e dominante nunca se alteraram, ocorrendo, apenas, uma adequação destes grupos às novas formas de organização social e econômica.
B) a existência de classes antagônicas em uma estrutura social, tende a desencadear uma luta entre elas, sem, contudo, eliminar qualquer uma que seja, por isto esta luta sempre existirá.
C) a evolução das sociedades humanas só foi possível graças a eliminação das lutas entre as classes sociais, ainda que, em alguns momentos, os conflitos provocaram mudanças.
D) todos os sistemas produtivos foram encerrados de forma violenta e revolucionária, devido à intensificação das lutas entre as classes que compunham suas sociedades.
E) as lutas entre as classes dominada e dominante são responsáveis pela superação dos modos de produção e dos grupos que os constituíam, independente da época.
{TITLE}