Esamc - Física - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre
Leia a próxima notícia, ainda sobre o desastre de Brumadinho. Causa do rompimento da barragem de Brumadinho pode ser a mesma de Mariana
[...] A Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais e especialistas ouvidos pelo Estado acreditam que a principal hipótese para o rompimento seja um fenômeno chamado de liquefação. [...] Ainda sem acesso às informações do monitoramento, e de forma hipotética, o presidente da Federação Brasileira de Geólogos, Fábio Reis, disse que pode ter ocorrido um processo de liquefação [do solo]. “Seria quando um material, por sobrecarga, passa de característica mais sólida para uma líquida, mais fluida”, explicou.
(Adaptado de https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/ causa-do-rompimento-da-barragem-de-brumadinho-pode-ser-a-mesma-de-mariana, 0233aa9d5f0cf03c1db61b39b212ca05bx3n8378.html)
No contexto do rompimento da barragem, a mudança de estado físico que deve ter ocorrido com o solo e a(s) consequência(s) disso estão descritas na alternativa:
A) Sólido para líquido, devido a um aumento de pressão, com o solo se transformando em água e corroendo a estrutura da barragem.
B) Sólido para líquido, devido a um aumento de pressão, deixando o solo instável e propenso à movimentação
C) Sólido para líquido, devido a uma diminuição da pressão, compactando as partículas do solo.
D) Vapor para líquido, devido a um aumento de pressão, empurrando a barragem
E) Vapor para líquido, devido a uma diminuição da pressão, desprendendo a barragem do solo.
A
B
C
D
E