Esamc - Biologia - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre
Leia o excerto a seguir:
“O mercúrio (único metal líquido) é combinado com outros elementos para formar compostos orgânicos e inorgânicos de mercúrio. O mercúrio metálico é usado para produzir o gás de cloro e soda cáustica, sendo também usado em termômetros, obturações dentárias, interruptores, bulbos de lâmpadas e baterias.
Usinas termoelétricas de queima de carvão são a maior fonte de origem humana das emissões de mercúrio para o ar nos Estados Unidos. No Brasil a atual crise hídrica e de energia faz com que o governo se utilize mais destas usinas na geração de uma energia mais cara e mais nociva à saúde humana e ao meio ambiente. Mercúrio no solo e na água é convertido por bactérias em metilmercúrio[...]. No Brasil contaminação por mercúrio ocorre nas regiões de garimpo e é denominada minamata, em referência à tragédia ocorrida na cidade japonesa com o mesmo nome [local em que nasciam crianças anencéfalas].”
(Efeitos dos Metais Pesados na Saúde Humana. Disponível em: http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/efeitos-dos-metaispesados-na-saude-humana/ acesso em 12 mar. 2019, às 22h53min.)
Além de causar a anencefalia de recém-nascidos, o mercúrio:
A) pode ser excretado pelos rins, causando danos aos néfrons, que formam a urina, através da filtragem sanguínea.
B) pode ser excretado pelos pulmões, junto ao ar expirado, promovendo danos aos alvéolos pulmonares.
C) pode ser excretado pelo sistema digestório, causando danos ao epitélio intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes.
D) não pode ser excretado pelo suor, bioacumulando-se no tecido epitelial, não causando, portanto, danos significativos ao corpo humano.
E) é bioacumulativo, depositando-se em tecidos e células ricas em li- pídeos como, por exemplo, o tecido nervoso.
A
B
C
D
E