Leia o excerto a seguir para a próxima questão: O caso dos índios juruna da Volta Grande do Xingu é paradigmático: essa população que vivia (apesar das...
A) O paradigma de progresso culturalmente estruturado em nossas so- ciedades, amparado pelo desenvolvimento de técnicas que esgotam a capacidade da Terra em sustentar a vida, vem dando sinais alarmantes em dimensão global. Seus impactos negativos condenam direta e uniformemente a todos, independentemente das características sociais, econômicos ou culturais.
B) O atual modelo capitalista de desenvolvimento, aplicado aos povos da floresta, implica uma continuidade da ideologia colonial que via no Brasil e na sua população autóctone mera fonte de obtenção de riqueza: a terra é reduzida à categoria de commodity e os habitantes são reduzidos a trabalho escravo ou mal remunerado.
C) Avanços técnicos no âmbito da exploração dos recursos naturais são necessários ao bem-estar de todas as sociedades. Seus impactos são pontuais por ameaçar somente pequenos grupos e medidas contundentes devem ser tomadas para introduzir esses grupos em uma cultura modernizada.
D) A desapropriação de terras indígenas e o deslocamento dos grupos para áreas isoladas são medidas necessárias para evitar os diversos impactos sociais e ambientais provocados pelas grandes obras de infraestrutura.
E) Com a adoção de técnicas menos agressivas ao meio ambiente, como uso de energias renováveis e adoção da cultura de menor consumo dos recursos, os problemas socioambientais serão eliminados.
{TITLE}