Esamc - Geografia - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre
Leia o texto abaixo:
Albert Einstein previu no século passado que, se as abelhas desaparecessem da superfície da Terra, o homem teria apenas mais quatro anos de vida. A morte em grande escala desse animal, interpretada como apocalíptica na época, é hoje um alerta real. Desde o começo do século, casos de morte e sumiço de abelhas são registrados nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, estudiosos destacam episódios alarmantes a partir de 2005. Agora, o fenômeno parece chegar ao ápice. Nos últimos três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores apenas em quatro estados brasileiros, segundo levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil. Foram 400 milhões no Rio Grande do Sul, 7 milhões em São Paulo, 50 milhões em Santa Catarina e 45 milhões em Mato Grosso do Sul, segundo estimativas de Associações de apicultura, secretarias de Agricultura e pesquisas realizadas por universidades.
(Apicultores brasileiros encontram meio bilhão de abelhas mortas em três meses. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Mae-Terra/Apicultoresbrasileiros-encontram-meio-bilhao-de-abelhas-mortas-em-tres-meses/3/43463 acesso em 13 mar. 2019, às 17h09min.)
Com base na notícia, bem como em seus conhecimentos gerais, identifique a alternativa correta:
A) Os principais causadores dessa catástrofe são os poluentes urbanos atmosféricos, produzidos pelos escapamentos dos automóveis e chaminés das fábricas.
B) Voando de flor em flor, as abelhas polinizam e promovem a reprodução de diversas espécies de plantas existentes na maioria dos ecossistemas existentes no Brasil e no planeta.
C) As causas dessa catástrofe são desconhecidas, pois o uso de neonico- tinoides e de Fipronil, ingredientes ativos dos inseticidas, foi banido de forma responsável pelas fábricas de agroquímicos instaladas no país.
D) No Brasil, das 141 espécies de plantas cultivadas para alimentação humana e produção animal, menos de 10% dependem em certo grau da polinização deste inseto.
E) Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 15% dos cultivos destinados à alimentação humana no mundo dependem das abelhas.
A
B
C
D
E