Leia o texto abaixo, que discorre sobre a temática da fome.A fome como desafio ético e espiritual Nada mais humanitário, social, político, ético e espir...
Leia o texto abaixo, que discorre sobre a temática da fome.
A fome como desafio ético e espiritual
Nada mais humanitário, social, político, ético e espiritual que saciar a fome dos pobres da Terra.
Um místico medieval da escola holandesa John Ruysbroeck (1293-1381) bem disse: “Se estiveres em êxtase diante de Deus e um faminto bater em sua porta, deixe o Deus do êxtase e vá atender o faminto. O Deus que deixas no êxtase é menos seguro do que o Deus que encontras no faminto”.
Jesus mesmo encheu-se de compaixão e saciou com pão e peixe a centenas de famintos que o seguiam. No núcleo central de sua mensagem se encontra o Pai Nosso e o Pão Nosso, na famosa oração do Senhor. Somente está na herança de Jesus quem mantêm sempre unidos o Pai Nosso com o Pão Nosso. Só esse poderá dizer Amém.
Os níveis de pobreza mundial são estarrecedores. A Oxfam, que anualmente mede os níveis de desigualdade no mundo, concluiu em janeiro de 2017 que somente 8 pessoas possuem igual renda que 3,6 bilhões de pessoas, quer dizer, cerca da metade da humanidade. Tal fato é mais que a palavra fria “desigualdade”. Ético-politicamente traduz uma atroz injustiça social e, para quem se move no âmbito da fé judaico-cristã, esta injustiça social representa um pecado social e estrutural que afeta Deus e seus filhos e filhas.
A pobreza é sistêmica, pois é fruto de um tipo de sociedade que tem por objetivo acumular mais e mais bens materiais sem qualquer consideração humanitária (justiça social) e ambiental (justiça ecológica). Ela pressupõe pessoas cruéis, cínicas e sem qualquer sentido de solidariedade, portanto, num contexto de alta desumanização e até de barbárie. Causa-nos profunda tristeza o fato de termos que viver dentro de um sistema que só sobrevive à condição de que o dinheiro produza mais dinheiro, não para termos mais vida senão apenas mais riqueza.(...)
BOFF, Leonardo. A fome como desafio ético e espiritual. Mai. 2017. Disponível em: <https://leonardoboff.wordpress.com.
Acesso em: 25 mar. 2018.
A partir do texto acima e de seus conhecimentos sobre a questão da fome no mundo, marque a alternativa CORRETA.
A) A fome não é um fator presente ao longo de toda a história da humanidade. Ondas de mortes causadas pela falta de alimentos não eram algo comum até bem pouco tempo.
B) As últimas décadas não foram de grande evolução no combate à fome em escala global. Nas últimas décadas, apenas 0,1% da população superou o problema. Mais de 50% da população mundial vive sem uma dieta que forneça o mínimo de calorias e nutrientes para uma vida saudável.
C) Os padrões e hábitos alimentares adotados nos países ricos e transportados para os países pobres têm minimizado a difícil situação alimentar de grande parcela de suas populações.
D) Na primeira década do século XXI, o mundo passou pelo maior aumento populacional da História devido à brusca queda da taxa de mortalidade, gerando preocupações sobre a capacidade dos países em produzir comida para todos.
E) A fome é um flagelo que afeta mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora mais da metade dessas pessoas estejam nos continentes africano e asiático, há famintos na América Latina, Europa e também nos Estados Unidos, em bolsões de pobreza extrema.
{TITLE}