IF Sudeste - MG - Português - 2018 - Vestibular - Segundo Semestre
Leia o texto que se segue:
Dialogando com o público leitor
– Boa tarde, o senhor me desculpe eu estar interrompendo sua leitura, mas é só um minutinho. – Ah, pois não. – É o seguinte, não é o senhor que é o escritor? O menino ali me disse que o senhor é o escritor. – Bem, não sei se sou o escritor. Mas sou um escritor, sou, sim. – Madalena, venha cá, é ele! Madalena! Chame Rosalvo e os meninos, é ele? – O que foi que houve? – Madalena é minha esposa, ela estava com vergonha de perguntar se era o senhor mesmo o escritor. Ela me disse que já tinha ouvido muito falar no senhor. E Rosalvo é meu cunhado, que conhece sua obra, é gente boa. – Sim, eu... – Não vou interromper nada, pode ficar descansado, o senhor pode continuar com sua leitura. – Eu... – Madalena, é ele mesmo! Você tinha razão, é ele. É boa gente, você sabe? Estamos aqui numa prosa ótima, ele é a simplicidade em pessoa. Olha aí, Rosalvo, é ele. Pode sentar, rapaz, ele não morde, háhá! – Muito prazer, dá licença. – Eu... – Meu nome é Rosalvo Luiz da Anunciação Pereira, mas eu costumo assinar apenas Anunciação Pereira. – Ah, sim, interessante. – Admiro muito sua obra, O Sargento de Milícias. – Mas não fui eu quem escreveu esse, foi outro. Bem que podia ter sido eu, mas não fui eu. – Ah, então o senhor não é autor do “Sargento”? – Sou, mas de outro sargento, o Sargento Getúlio.
RIBEIRO, João Ubaldo. Contos e crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010, p. 59-63.
Assinale a alternativa CORRETA em relação ao texto lido.
A) A confusão provavelmente aconteceu por conta da ocorrência do termo sargento nos títulos de Memórias de um sargento de milícias e Sargento Getúlio.
B) Fica evidenciado, ao longo do fragmento, que João Ubaldo Ribeiro escreveu Memórias de um sargento de milícias.
C) João Ubaldo Ribeiro pretende ressaltar que ele não é o escritor a quem seu interlocutor se refere, mas gostaria de sê-lo.
D) João Ubaldo Ribeiro afirma ser “um escritor”, porque não se considera um bom profissional em sua área.
E) João Ubaldo Ribeiro não afirma ser “o escritor”, visto que considera Sargento Getúlio um de seus piores romances.
A
B
C
D
E