INEP - Literatura - 2019 - Vestibular - Terceira Etapa
Leia os fragmentos textuais a seguir, para resolução da questão
[...] Ergui a gola do sobretudo, desci a aba do chapéu até perto dos olhos e troquei as dependências do hotel pelas da cerração. Satolep estava apropriadamente decorada para minha festa solitária. As coisas geometrizadas pelo frio mostravam-se voláteis. Linhas rigorosas à luz do dia eram agora ausência de contornos. Fazer trinta anos era perder-me no nevoeiro tendo em vista a concretude da cidade ou o contrário? Um cão flutuava atrás de uma charrete que passava. O granito do meio-fio corria a meu lado, às vezes reluzente em sua umidade, às vezes dissipado em vapor luminoso; um outro cão, de pedra e de nuvem, cão de alguma mitologia, condenado a nascer e morrer indefinidamente. Nascer pedra e morrer nuvem? Nascer nuvem e morrer pedra? Trinta anos. Soprei velinhas imaginárias, e minha alma revoluteou diante de mim. (RAMIL, 2008, p.08)
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria.
Porém, se acaba o Sol, porque nascia? Se formosa a Luz é, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura não se crê constância, E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de Matos 1636 – 1695)
Os excerto lidos anteriormente pertencem a diferentes épocas e gêneros literários, entretanto apresentam algumas proximidades temáticas. Considerando os excertos e suas respectivas significações literárias, é correto afirmar que os textos
A) negam a valorização do sofrimento, como bem explicitam a estrofe final do soneto e a frase que encerra a descrição do personagem protagonista.
B) descrevem espaços urbanos e os sentimentos dos cidadãos que vivem nas grandes cidades, bem como o grande estresse causado pela vida contemporânea.
C) reiteram a temática da fugacidade da vida, representados na narrativa pelas imagens do nevoeiro e do teorema “Nascer pedra e morrer nuvem? Nascer nuvem e morrer pedra?”; e no poema pela sua construção a partir de palavras contraditórias que ressaltam as contradições cotidianas.
D) comparam situações semelhantes, cujos protagonistas passam por momentos de perturbação psicológica causado pelo sentimento de impotência frente às durezas da vida cotidiana.
E) transferem a responsabilidade da instabilidade da vida humana para a natureza, como comprovam os versos “A firmeza somente na inconstância” / “Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza”, e a expressão “As coisas geometrizadas pelo frio mostravam-se voláteis.
A
B
C
D
E