Leia os versos a seguir. O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano (...) BUARQUE, Chico. Paratodos. RCA Rec...
A) Muitas frentes de trabalho, como agrícolas e de construção civil, motivam trabalhadores de diferentes regiões do país a se destinarem a essas atividades. Porém, há contratantes que abusam dessas relações de trabalho, chegando a ser criminalizados por trabalho análogo ao escravo.
B) O projeto do Estado Novo Varguista denominado “Marcha para o Oeste” indicava o interesse por certa ocupação das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Fazia parte dessa proposta explorar riquezas dessas regiões (como minérios) e, fundamentalmente, ocupar para garantir a proteção dos povos da floresta.
C) Fronteiras internacionais, como o Oeste paranaense, também compuseram projetos de ocupação e fixação, com parceria público-privado, em meados do século XX. Contudo, a ocupação se fez preservando os direitos dos indígenas na região, sem conflitos por posse de terras e acolhendo trabalhadores de diferentes regiões do Brasil e de países como Paraguai e Argentina.
D) Novo impulso para ocupação amazônica vem sendo apontado pelas ações de grandes investidores em exploração mineral e pecuária. Embora, para esse projeto, o governo não esteja disposto a rever a Lei atual contra desmatamento e proteção ambiental.
E) A única explicação para a análise de deslocamentos pelo território brasileiro está nos grandes ciclos migratórios, uma vez que as cidades possuem programas para fortalecer e garantir a permanência dos que nela vivem, assim como acolhe aqueles que chegam advindos de outras regiões e países.
{TITLE}