Na carta de Pero Vaz de Caminha, afirma-se que a terra "em...

Na carta de Pero Vaz de Caminha, afirma-se que a terra "em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo." Essa carta ficou três s?...

INEP - História - 2018 - Vestibular - Ciências Humanas \ Ciências da Natureza - manhã

Na carta de Pero Vaz de Caminha, afirma-se que a terra "em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo."
Essa carta ficou três séculos depositada em um arquivo em Portugal. Apenas em 1817 foi publicada por historiadores interessados, no contexto da independência, em contar a história brasileira e que por isso endossaram aquela descrição do lugar que veio a se tornar o Brasil.
No século XX, contudo, foi lida como uma fonte para entender o imaginário dos navegantes sobre a América e não como uma descrição fidedigna da terra a que os portugueses chegaram.
Considerando o trecho da referida carta e as informações disponibilizadas é CORRETO afirmar que:

A) as interpretações que os historiadores produzem das fontes documentais aprimoram-se e aproximam-se mais da verdade com o passar do tempo.

B) os historiadores apenas descrevem aquilo que as fontes dizem dos acontecimentos, sendo assim produtores de uma verdade última sobre o passado.

C) os historiadores, ao produzir um conhecimento universal e atemporal, não são impactados pelas questões sociais do tempo histórico em que escrevem.

D) as interpretações que os historiadores fazem das fontes documentais mudam de acordo com as questões colocadas pelo momento histórico em que as produzem.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.