Na década de 1950, quando iniciava seu governo, Juscelino...

Na década de 1950, quando iniciava seu governo, Juscelino Kubitschek prometeu “50 anos em 5”. Na campanha do atual governo o slogan ficou assim: “O Bras...

COMVEST - UNICAMP - Português - 2019 - Vestibular - Conhecimentos gerais

Na década de 1950, quando iniciava seu governo, Juscelino Kubitschek prometeu “50 anos em 5”. Na campanha do atual governo o slogan ficou assim: “O Brasil voltou, 20 anos em dois”. A ‘tradução’ não tinha como dar certo; era como comparar vinho com água. E mais: havia uma vírgula no meio do caminho. Na propaganda, apenas uma vírgula impede que a leitura, ao invés de ser positiva e associada ao progressismo de Juscelino, se transforme numa mensagem de retrocesso: o Brasil de fato ‘voltou’ muito nesses últimos dois anos; para trás.
(Adaptado de Lilia Schwarcz, Havia uma vírgula no meio do caminho. Nexo Jornal, 21/05/2018.)
Considerando o gênero propaganda institucional e o paralelo histórico traçado pela autora, é correto afirmar que o slogan do atual governo fracassou porque

A) o uso da vírgula provocou uma leitura negativa do trecho que alude ao slogan da década de 1950.

B) a mensagem projetada pelo slogan anterior era mais clara, direta, e não exigia o uso da vírgula.


C) a alusão ao slogan anterior afasta o público jovem e provoca a perda de seu poder persuasivo.


D) o duplo sentido do verbo “voltar” gerou uma mensagem que se afasta daquela projetada pelo slogan anterior.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.