Na produção de etanol, por meio da fermentação da sacar...

Na produção de etanol, por meio da fermentação da sacarose da cana de açúcar, apenas 1/3 da biomassa é utilizada. O grande desafio na produção de bioc...

IMT - SP - Biologia - 2020 - 2ª Aplicação - 01/12/2020

Na produção de etanol, por meio da fermentação da sacarose da cana de açúcar, apenas 1/3 da biomassa é utilizada. O grande desafio na produção de biocombustível é aproveitar também o bagaço e a palha da cana, valendo-se da celulose para produzir o etanol celulósico. A celulose seria uma excelente fonte para a produção do biocombustível, pois

A) está presente na parede celular dos vegetais, cuja molécula, sem processo de hidrólise, poderá ser fermentada por meio da respiração celular.

B) é um dissacarídeo abundante na planta. Uma vez utilizada na produção de álcool, evitará que 2/3 de biomassa sejam desperdiçadas como resíduo.

C) é um monossacarídeo abundante na cana de açúcar, que dispensará o processo de hidrólise, por se tratar de um tipo de açúcar simples que poderá ser fermentado diretamente.

D) é um polissacarídeo abundante na biomassa e, uma vez hidrolisado, poderá produzir mais combustível por hectare plantado.

E) está presente na membrana celular dos vegetais, com alta reserva energética, que precisará ser hidrolisado e posteriormente fermentado.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.